Pular para o conteúdo principal

Basilique Saint-Denis: necrópole real




Talvez por não estar no centro da capital a Basílica Saint-Denis é frequentemente deixada de lado pelos turistas.
Mas este monumento nacional é uma obra-prima absoluta por sua importância histórica e arquitetônica. Afinal, a arte gótica nasceu aqui.


Construída sobre o túmulo de St.Denis, padroeiro da França, a Basílica Real de Saint-Denis é a igreja de um mosteiro próspero e poderoso na Idade Média. O abade Suger, conselheiro de Luís VI e de Luís VII, de 1122-1151, começa importantes obras de expansão utilizando novas técnicas de arquitetura, é a origem da arte gótica. A notoriedade da Basílica faz com que os reis da França queiram ser enterrados neste local: 43 reis, 32 rainhas, 63 príncipes e princesas e 10 grandes servos do reino, tem seu túmulo na Basílica com magníficas esculturas funerárias (infelizmente todos foram violados em 1793 pelos revolucionários).
Entre eles Dagobert, François I, Catherine de Médicis, Louis XIV e ainda o coração de Luís XVII, que teria sido retirado em segredo pelo cirurgião-chefe Jean-Philippe Pelletan, após a morte da criança do Templo.



Mais informações 
Como chegar 
Metrô linha 13 - estação Basilique de Saint-Denis

Todos os anos, nos meses de maio e junho, a Basílica acolhe muitos concertos do Festival de Saint-Denis, evento de renome internacional, que recebe grandes músicos para concertos de música clássica, contemporânea e popular.
Festival de Saint-Denis