Pular para o conteúdo principal

Musée du Louvre

Louvre - séc.XV

O Louvre é inseparável da história de Paris. Local estratégico para a defesa da cidade, foi aqui que o rei Philippe Auguste decidiu construir, em 1190, uma fortaleza. Em seguida transformada em residência real por Charles V, o Palácio do Louvre manteve este estatuto até o reinado de Louis XIV.
Cobrindo uma área construída de 135.000 metros quadrados, o palácio do Louvre é o maior palácio da Europa. Ele abriga desde1793 um dos mais importantes museus de arte do mundo: o Louvre.







O museu possui oito departamentos: antiguidades orientais, antiguidades egípcias, antiguidades gregas, etruscas e romanas, arte islâmica, esculturas, objetos de arte, pinturas e artes gráficas.
Apenas 35.000 dos 300.000 obras de arte do acervo estão expostas. Suas coleções abrangem o período entre a antiguidade mais distante (cerca de 7000 anos antes de Cristo) e 1848. Elas precedem as obras expostas no Musée d'Orsay, dedicado ao período entre a segunda metade do século XIX e primeiro terço do século XX, bem como as do Centre Georges Pompidou, que completam o ciclo cronológico. 

Com mais de 8 milhões de visitantes por ano, claro que não se pode esperar andar pelas galerias do museu com tranquilidade, nem admirar uma obra sem que passem na sua frente o tempo todo. O meu sonho é que coloquem o "Júpiter Fulminando os Vícios"  (uma das obras que mais me encanta no Louvre) em uma sala menos frequentada, pois ao lado da Gioconda não dá ... não quero um museu para as elites mas também não acho que se visite tal lugar como a Disneylândia !

Para citar a Monica Cella do ótimo blog ArtePensando "Visitar um museu é um programa que requer acima de tudo um desejo. Apreciar obras de arte exige uma atitude no mínimo contemplativa, inquiridora, indagativa, mas acima de tudo um simples desejo de estar ali com um genuíno interesse por aquelas imagens". Prepare bem a sua visita, é essencial.

O site do museu (em francês e inglês) é uma fonte importante de informações práticas para preparar a visita mas também sobre sua história, as obras expostas e as exposições temporárias. Confiram também a visita virtual 3D.

Site oficial Horários: 9 - 18h (quarta e sexta 22h)
Fechado às terças-feiras, 1° de janeiro, 1° de maio, 25 de dezembro.
Metrô: Palais Royal Musée du Louvre - Linhas 1 e 7