Pular para o conteúdo principal

Musée Albert Kahn

Atualização indispensável deste post de março 2011 !

cerisiers en fleur / Musée Albert Kahn © Laura Prospero
cerisiers en fleur / Musée Albert Kahn © Laura Prospero
O espetáculo da primavera que não perco por nada: as cerejeiras em flor dos jardins do museu Albert Kahn, novas fotos no álbum do flickr :)

Albert Kahn (1860-1940), foi um banqueiro e mecenas francês. Este homem generoso e discreto tinha um ideal: promover a paz e a fraternidade entre os povos. Sua convicção era que conflitos entre nações poderiam ser evitados pela descoberta e um melhor conhecimento do estrangeiro. Ele criou assim varias instituições destinadas a favorizar a compreensão e a cooperação internacional.
Albert Kahn - 1914
© Musée Albert-Kahn
Pressentindo a mudança radical e acelerada que traria o século XX para a humanidade, Albert Kahn investiu uma parte da sua fortuna à partir de 1909 em um projeto ambicioso e visionário, a criação de uma espécie de memoria iconográfica do planeta.

Equipes de profissionais foram enviadas em mais de 60 países e o museu conserva os documentos assim coletados. Este acervo imenso e extraordinário se chama "Arquivos do Planeta": são 72.000 autocromos (invenção dos irmãos Lumière), feitos entre 1910 e 1930, 4000 fotografias e cem horas de filmes em preto e branco.
As coleções do Museu Albert Kahn são um excelente meio de descobrir a história, a evolução da sociedade e os costumes do mundo na primeira metade do século XX.

Petits bergers, Serbie - 1913  © Musée Albert-Kahn
Un éléphant. Amber, Inde - 1913 © Musée Albert-Kahn





Baie de Guanabara et quartier de Gloria, Rio de Janeiro, Brésil,1909
© Musée Albert-Kahn
No site do museu tem um MAPAMUNDI bem astucioso para conferir estas imagens incríveis do acervo. Clique sobre uma zona geográfica, em seguida sobre um pais. É fantástico !
O museu também é muito conhecido pelos jardins de uma diversidade impressionante.  
Confira o jardim virtual, é uma viagem !
Adoro este lugar, é bonito o ano todo e cada estação tem seu charme. Mas tenho uma preferência pelo jardim japonês, principalmente na primavera quando as cerejeiras estão floridas.


Created with Admarket's flickrSLiDR.

10-14, rue du Port
92100 Boulogne-Billancourt
Metrô : Boulogne - Pont de Saint-Cloud (terminal da linha 10)

Informações práticas e biografia completa de Albert Kahn em inglês.

http://www.albertkahn.co.uk/
Muitas imagens do livro The Wonderful World of Albert Kahn