Pular para o conteúdo principal

Villa Savoye: uma nova arquitetura.

clique sobre a foto para ampliar © Laura Prospero
"Olha-se a casa, pensa-se moderno ... contemporâneo. Quem projetou esta nova casa ?

Conceitos atuais: sincera relação com o entorno, abrindo-se de forma permeável à integração visual de seus moradores com o externo, com privacidade, a casa organizada sobre pilotis ... existe algo mais moderno ?
Acessibilidade, rampas, ergonomia no banho ... e estamos falando de uma casa que balizou o conceito de modernismo na arquitetura, concluída em 1931 !!!

Desde a 'academia de arquitetura', Le Corbusier foi o pilar, o paradigma para o qual lançavam-se os olhares, onde se procurava saciar a sede por aprendizado e conhecimento ...

As lindas fotos da Laura Prospero lançam cor e nitidez às 'técnicas e sisudas' fotos P & B da época, provando que a boa arquitetura é atemporal ... Villa Savoye !"

Edgard Georges El Khouri
Arquiteto e Urbanista 


Obrigada a Edgard Georges El Khouri por esta bela apresentação da Villa Savoye, uma das obras mais importantes da arquitetura do século XX. 
Construída em Poissy (33 quilômetros de Paris) para finais de semana da família Savoye, esta obra excepcional foi classificada como monumento histórico em 1964, e fato raríssimo, com seu autor em vida.

Espero que através da fotografia eu consiga transmitir um pouco da incrível sensação de liberdade que tenho a cada visita. Não há barreiras entre dentro-fora, interior-exterior ... uma simplicidade desconcertante !  

"Utilizamos pedra, madeira, cimento. Fazemos casas, palácios. É construção. 
A engenhosidade funciona.
Mas de repente sinto-me tocado, faz-me bem, estou feliz e digo: é belo.  
Eis a arquitetura. A arte está aqui."
Le Corbusier - 1924

Informações práticas no site oficial  http://villa-savoye.monuments-nationaux.fr/