Pular para o conteúdo principal

Lille Fantastique 2012


Station Lille Flandres
 UFO de Ross Lovegrove  - Estação Lille Flandres
Começou em outubro na cidade de Lille, charmosa cidade do norte da França, um evento genial, durante três meses a cidade se transforma e a população tem a oportunidade de viver o fantástico, o estranho e o extraordinário no quotidiano ! Claro que não podia deixar passar a ocasião para dar uma escapadinha e voltar nesta cidade que eu adoro. 

Lille é uma cidade que sofreu uma verdadeira transformação urbana desde os anos 80. Bairros inteiros foram renovados com inteligência e criatividade, preservando e valorizando o patrimônio histórico e cultural da cidade.
Desde 2004, quando foi Capital Européia da Cultura, a cidade promove eventos culturais de todos os tipos e a arte contemporânea tem sempre um destaque especial. Admiro muito esta decisão política, acreditar que (numa região onde os problemas econômicos são muitos) a arte não é para uma elite e pode ser uma alavanca econômica para o desenvolvimento de toda a região.

Além das magníficas metamorfoses urbanas, instalações gigantescas por toda a cidade, espetáculos e exposições ligadas ao tema do "fanstastique" acontecem em muitos museus e centros culturais. A programação é riquíssima e variada, tudo no site do evento http://www.fantastic2012.com/.

Vale destacar:
La Ville Magique / LAM Musée d'Art Moderne et Contemporain - Villeneuve d'Ascq
L'Epaisseur des Rêves: uma leitura inédita da obra de Marc Chagall / Musée La Piscine - Roubaix
Babel / Palais des Beaux Arts - Lille
Projeção gigantesca na fachada da Cathédrale de la Treille /  VÍDEO

La maison tombée du ciel de Jean-François Fourtou © Laura Próspero
La maison tombée du ciel de Jean-François Fourtou 
Les tulipes de Shangri de Yayoi Kusama © Laura Próspero
Les tulipes de Shangri de Yayoi Kusama 
 Nuage de mer de Fujiko Nakaya © Laura Próspero
 Nuage de mer de Fujiko Nakaya
Fiquei realmente impressionada com a instalação desta artista japonesa. A cada meia hora uma espessa bruma cobre a esplanada de uma das estações de trem da cidade, verdadeira experiência da alteração dos sentidos. Durante alguns minutos não vemos mais do que um passo em nossa frente !
Mais fotos no FLICKR.

Câmara do Comércio,Lille
Câmara do Comércio




Bairro "Vieux Lille"
Bairro "Vieux Lille"



















Lille fica somente a 1 hora de trem da capital, opção perfeita para quem quer visitar uma cidade acolhedora e rica em cultura e história !