Pular para o conteúdo principal

Muro pela paz num campo de guerra

clique para ampliar © Laura Prospero







O Mur pour la Paix foi realizado pela artista Clara Halter e o arquiteto Jean-Michel Wilmotte.  
A obra tem uma estrutura metálica revestida de madeira, aço e vidro. Ela mede quase 16,40 metros de comprimento, 13,80 metros de largura e 9 metros de altura. Nas grandes fachadas de vidro a palavra "paz" está escrita em 32 línguas diferentes.



Previsto inicialmente para ficar em frente da sede da Unesco, a obra foi instalada no Champ de Mars em 2000, em frente da Escola Militar. 
Muita polêmica em torno desta obra há muitos anos e alguns querem a sua transferência para outro lugar da cidade. Motivo: a obstrução da perspectiva Ecole Militaire - Tour Eiffel.
Acho que o local é perfeito, uma obra que celebra a paz num "campo bélico" onde muito sangue foi derramado desde épocas remotas. Ela deveria ficar onde está.
Poucos sabem que estão passeando pelo campo de batalha onde os últimos guerreiros gauleses foram massacrados pelos romanos, que, impressionados com a bravura dos adversários, chamaram o lugar Campo de Marte, o deus da guerra.

Inspirada livremente no Muro das Lamentações de Jerusalém, os visitantes podem deixar mensagens de paz no local e também pela internet no site http://www.murpourlapaix.org/site/
 
clique sobre a foto para ampliar © Laura Prospero
Veja os outros monumentos pela paz em HiroshimaSão Petersburgo.
 
clique sobre a foto para ampliar © Laura Prospero


Agrandir le plan