Pular para o conteúdo principal

O primeiro andar renovado da Torre Eiffel

1er étage de la tour eiffel vu du sol © Laura Prospero
tour eiffel - piso transparente visto do solo
O projeto de modernização da bela dama de ferro tem como objetivo aumentar a frequentação do 1° andar (o maior e menos visitado). Ele é ignorado por 50% dos turistas, que vão direto para o segundo andar e o topo.
A inauguração oficial aconteceu no dia 06/10/14. As obras duraram um pouco menos de dois anos e €30 milhões foram gastos nas renovações.


O projeto é do arquiteto Alain Moatti.

A atração mais esperada era o piso transparente. Parte do piso e os parapeitos são de vidro, o que da uma sensação incrível a 57 metros do solo !
Além do Restaurante 58, os visitantes também encontram uma boutique, um restaurante rápido e um novo percurso museográfico ao ar livre.
Novas rampas de acesso para portadores de deficiência agora permitem que todos curtam este andar.

A preocupação ecológica está presente no projeto. Quatro painéis solares e um sistema de captação de água da chuva foram instalados. E em breve, duas pequenas turbinas eólicas vão completar os dispositivos para a produção de energia limpa.

Piso de vidro - 1° andar da torre eiffel
 Piso de vidro no 1° andar da tour eiffel

Trocadéro vu du 1er étage de la tour eiffel © Laura Prospero
 Vista do 1° andar - tour eiffel
Realmente o 1° andar está mais bonito e acolhedor. Mas o que mais gostei nesta primeira visita dos novos espaços foi a tranquilidade. Admirar a vista, fotografar e simplesmente curtir a belíssima obra de Gustave Eiffel sem empurrões é muito agradável !

• Vou aproveitar o post para lembrar: é aconselhável preparar a visita da torre e evitar as filas sobretudo na alta temporada. Para subir com hora marcada e sem filas somente comprando os ingressos no site oficial, informações AQUI. Também é possível comprar os ingressos no local para subida imediata, o tempo de espera vai depender muito da época do ano.