Pular para o conteúdo principal

Onde tomar boas cervejas em Paris: bares da rive gauche

Turismo cervejeiro em Paris


O mercado das cervejas especiais está em plena expansão em todo o mundo e na França não poderia ser diferente. Com o impulso da nova geração de cervejeiros e chefs, a tradição cervejeira francesa, que estava adormecida na maioria das regiões do país (o norte da França, região fronteiriça com a Bélgica é uma exceção), está sendo resgatada com muita criatividade.
Os apreciadores de boas cervejas que estão sempre à procura de novos sabores podem ter certeza: a França não é somente o país do vinho e Paris oferece ótimas opções quando se fala em cerveja.

Paris é dividida em 20 arrondissements (distritos administrativos) e em duas partes bem desproporcionais em tamanho, a rive droite e a rive gauche, ou seja, a margem direita ou esquerda do rio Sena. Bem maior e contando com toda a região leste onde estão os bairros mais populares, a rive droite é o lugar incontornável para os apaixonados por cervejas especiais, confira neste post. 

Hoje passaremos do outro lado do rio Sena para conciliar turismo em Paris e boas cervejas ;)

 FrogBeer: pioneiros  da cerveja artesanal  

Poderia ter colocado o FrogPubs, pioneiros na cerveja artesanal na capital, no post sobre bares da rive droite pois eles estão presentes nos dois lados da cidade. O primeiro pub foi inaugurado pelo britânico Paul Chantler em 1993 e desde então o seu negócio não parou de crescer. Hoje o grupo conta com uma marca de cerveja, 13 pubs (sendo que 6 produzem as cervejas no próprio local) e uma fábrica instalada  em Saint-Denis, na periferia parisiense. O sucesso da marca FrogBeer é tão grande que agora também está sendo distribuída em outros bares e lojas especializadas por todo país.

Onde tomar boas cervejas em Paris, bares da rive gauche - FrogPub Bibliothèque
Acima foto do FrogPub do 13e arrondissement que fica bem perto da Bibliothèque François Mitterrand e tem um terraço muito gostoso. Lugar bacana para quem estiver visitando este bairro que surpreende os turistas pela arquitetura contemporânea que reina por lá !

Cada pub tem sua particularidade, mas o ambiente é sempre descontraído e convivial e quanto às cervejas, as receitas são bem variadas confira aqui


Confira localização e menu de cada pub nos links abaixo:
Paris FrogPubs | FrogBurger   •  Toulouse   •  Bordeaux
 

 The Bombardier: Um cantinho da Ingaterra no coração do Quartier Latin 


Ambiente descontraído e caloroso neste autêntico pub inglês onde a gente encontra o Fish and Chips e outros pratos típicos e claro, as clássicas cervejas da Charles Wells Brewery. Os apaixonados por cervejas e chocolate (como eu!!!) não deixem de provar a Young's Double Chocolate Stout, já falei dela aqui. E de quebra uma vista maravilhosa para o Panthéon e a Igreja Saint-Étienne-du-Mont.
Vale a visita, so british !

Onde tomar boas cervejas em Paris - Pub The Bombardier © Laura Próspero
Charles Wells Brewery
2, place du Panthéon 75005 | Abre todos os dias 12h - 02h
Metrô: Cardinal Lemoine / Linha 10
http://www.bombardierpub.fr 

• A marca tem outro pub em Paris e em várias cidades francesas, confira no site oficial.



 Brewberry: cervejas artesanais internacionais 


Pertinho da linda Place de la Contrescarpe fica o Brewberry com um bar e uma cave:

Lado bar uma seleção de 24 torneiras sempre com novidades e para acompanhar muitos petiscos, saladas e sanduíches apetitosos como o Beef Bourgeois, um hambúrguer de carne com queijo Chimay.
11 rue du Pot-de-Fer 75005 | terça à quinta 17h - 01h | sexta e sábado  16h - 02h | Domingo 16h -23h  http://www.brewberry.fr/bar-a-bieres-paris/

Lado cave mais de 450 rótulos: cervejas francesas, alemãs, belgas, holandesas, suecas, americanas ... eles têm uma variedade incrível ! Aqui também porcões e tábuas de queijo / charcutaria.
18 rue du Pot-de-Fer 75005 | terça à quinta- 15h - 23h | sexta e sábado  14h  - 23h | Domingo   14h - 21h  http://www.brewberry.fr/cave/

 La Robe et la Mousse

Na charmosíssima rua Monsieur Le Prince fica o La robe et la mousse (da mesma equipe do excelente La Fine Mousse), bar muito simpático com cervejas artesanais e vinhos orgânicos/naturais, privilegiando os produtos locais. A casa também propõe cidra, hidromel, cognac e ótimos petiscos !
Onde tomar boas cervejas em Paris - La robe et la mousse
Onde tomar boas cervejas em Paris - La robe et la mousse

3 rue Monsieur Le Prince 75006 | Abre todos os dias 19h - 02h
Metrô: Odéon / Linha 6  La Robe et la Mousse

Le Plan B: o único bar especializado em cervejas artesanais do oeste parisiense

No pacato 15e arrondissement fica o Le Plan B, o bar propõe 11 torneiras com cervejas bem variadas (francesas e estrangeiras) e sanduíches para acompanhar. O lugar é frequentado por pessoas do bairro, turistas não passam nem perto! Falta um site com a carta de cervejas disponíveis, para verificar as novidades é preciso segui-los no instagram ou facebook.
28 rue de Lourmel 75015 | segunda e terça 16h30 - 00h / de quarta a sábado 16h30 - 2h / fecha aos domingos
Metrô: Dupleix / Linha 6  
facebook




 
Quem disse que Paris não combina com cerveja ? ;)