Pular para o conteúdo principal

Os jardins flutuantes de Amiens


Cathédrale Notre-Dame d'Amiens © Laura Prospero
Cathédrale Notre-Dame d'Amiens © Laura Prospero - Mais fotos no FLICKR.
Com um pouco mais de 130.000 habitantes, Amiens é uma charmosa cidade que fica entre Paris e Lille
Cidade mais importante da região Picardie, Amiens é conhecida principalmente pela deslumbrante Cathédrale Notre-Dame, obra-prima da arquitetura gótica e inscrita como patrimônio mundial pela UNESCO desde 1981. 

Quartier Saint-Leu, Amiens © Laura Prospero
Bairro Saint-Leu, Amiens © Laura Prospero
Em grande parte destruída durante a segunda guerra mundial, Amiens soube se reconstruir e hoje é uma cidade dinâmica e acolhedora.
O centro da cidade é muito bonito e o agitado bairro Saint-Leu com suas casas coloridas e canais é encantador. 
Mas Amiens tem uma atração surpreendente: 300 hectares de hortas e jardins flutuantes dentro da cidade conhecidos como Hortillonnages.

Estes espaços para o cultivo de frutas e legumes eram importantíssimos para a população local e mudaram muito ao longo dos séculos. Antigamente as terras férteis se estendiam muito além dos limites atuais (mais de 1500 hectares no século XV e em 1900 caíram para 500 hectares). 
O século XX trouxe o declínio desta atividade. O desenvolvimento urbano, o transporte refrigerado e a importação foram as principais causas. Muitos terrenos foram então transformados em jardins ou simplesmente abandonados.
Desde os anos 70 uma associação defende, protege e promove este pequeno paraíso para os amantes da natureza.

Hortillonnages, Amiens © Laura Prospero
Hortillonnages, Amiens © Laura Prospero
Hortillonnages, Amiens © Laura Prospero
Hortillonnages, Amiens © Laura Prospero

É possível visitar uma parte dos terrenos à pé, mas a única maneira de ter acesso e descobrir toda a riqueza do lugar é de barco (as "barques à cornets", barcas tradicionais que eram utilizadas para o transporte de legumes). Um passeio delicioso de abril a outubro na parte da tarde.  

Association pour la Protection et la Sauvegarde des Hortillonnages
54 boulevard Beauvillé
80000 AMIENS
Tel.: 03 22 92 12 18 
Informações sobre os passeios de barco AQUI.

Mercado flutuante antes de 1910, Amiens
Uma vez por ano, no mês de junho, os horticultores chegam em suas barcas para o tradicional "marché sur l'eau", como no século XIX.



• Para quem quem está em Paris e deseja conhecer uma cidade com um patrimônio cultural incrível, Amiens é uma cidade perfeita para um bate-volta de trem. O trajeto leva cerca de 1h30.