Pular para o conteúdo principal

Gand, Gent ou Ghent ... você vai se apaixonar !

Gand em francês / Gent em nerlandês / Ghent em inglês), capital da Flandres Oriental, é uma das cidades mais autênticas da Bélgica e está situada na confluência dos rios Lys e Escaut (Leie e Schelde em nerlandês). A origem da cidade é incerta, ela teria sido fundada no século IX, quando Balduíno I de Flandres (Balduíno Braço de Ferro) construiu um castelo para proteger as abadias de São Pedro e São Bavo das invasões vikings. Do ano 1000 a 1550, Gand foi uma das cidades mais importantes da Europa, maior que Londres e apenas "superada" por Paris. Importante cidade de comércio têxtil à partir do século XII, Gand viveu um período de florescimento econômico e cultural do século XIV ao século XVI. Desta desta época de ouro a cidade preservou uma herança arquitetônica abundante no centro histórico.

Hoje a cidade é um polo cultural importante do país com museus de altíssimo padrão, restaurantes incríveis e muitos festivais. Gand acolhe 45 000 estudantes por uma população total de 250 000 habitantes, o que explica porque é uma das cidades mais animadas da Europa.

Gent acolhe 45 000 estudantes para uma população total de 250 000 habitantes, o que explica porque é uma das cidades mais animadas da Europa.
Jovens às margens do rio Lys

Ao contrário da famosa Bruges (cidade quase vizinha) Gand soube administrar melhor sua economia, se modernizar e conservar sua identidade ao longo do tempo. O que mais impressiona quando se chega pela primeira vez na cidade é o centro histórico incrivelmente bem preservado, parece cenário de cinema. Mas quando a gente vem frequentemente também começa a descobrir a maneira de viver dos seus habitantes e como o turismo pode alterar este frágil equilíbrio. Espero que o turismo de massa não destrua tudo isto ! Então, vamos passear ? 😍

Gent - O charme e tranquilidade de uma cidade do interior da Bélgica
Gent - O charme e tranquilidade de uma cidade do interior da Bélgica

Como chegar e locomoção

Gand tem duas estações de trem: Gent-Sint-Pieters e Gent-Dampoort.
A estação principal de Gent-Sint-Pieters (linda, por sinal) oferece conexões para todas as cidades belgas. Esta estação também tem uma linha direta para o aeroporto de Zaventem. Bruxelas fica a somente 30 minutos. Uma baldeação rápida em Bruxelles-Midi ou na vizinha cidade francesa de Lille, permite a conexão à rede europeia das linhas de TGV (trens de alta velocidade).
Apesar da rede de tramways e ônibus ser ótima, Gand é perfeita para ser descoberta à pé. Não há melhor maneira de admirar sua arquitetura e curtir suas pequenas ruas e canais. Talvez o único momento que realmente valha a pena pegar um tramway seja da estação de trem Sint-Pieters até o centro histórico. As linhas 1 e 2 fazem o percurso em mais ou menos 15 minutos.

A estação de trem principal  da cidade: Gent-Sint-Pieters
Detalhe do teto da estação de trem Sint-Pieters, Gand


Monumentos imperdíveis no centro histórico

Sint-Baafskathedraal 
Além de sua bela arquitetura, a catedral acolhe varias obras de arte, sendo que a mais conhecida é o
O Retábulo de Ghent (1432), também chamado de “Adoração do Cordeiro Místico”, obra-prima dos irmãos Van Eyck e uma das pinturas mais famosas do mundo. Informações completas sobre a visita no site oficial da catedral.

Beffroi | Belfort
O campanário de 91 metros foi construído entre 1313 e 1380 para servir como uma torre de vigia. Seu grande sino chamado "Klooke Roeland" era usado na época para alertar em caso de incêndios ou ataques. Seu carrilhão é composto por 53 sinos e ainda toca para anunciar o início das festividades de Gand. Um elevador da "belle époque" permite o acesso à galeria superior do campanário localizado no 4º andar, que oferece uma vista panorâmica de Gand e seus arredores. Este monumento faz parte do Patrimônio Mundial da UNESCO. 

Gravensteen | Castelo dos Condes
No final do século XII, Filipe da Alsácia, o conde de Flandres, construiu este castelo como fortaleza defensiva. Quando ele morreu, o edifício tornou-se a residência dos Condes de Flandres. Ele serviu mais tarde como uma prisão e complexo industrial no século XIX. Obras de renovação foram realizadas no início do século XX e o castelo foi aberto ao público em 1907.
Os tickets de entrada podem ser comprados pelo site oficial para evitar filas https://gravensteen.stad.gent/

Graslei e Korenlei
Com certeza um dos lugares mais bonitos da cidade e símbolo do dinamismo - passado e presente - de Gand. Antigo porto medieval, hoje é ponto de encontro de locais e viajantes. Um passeio pelas duas margens do rio Lys e suas pontes é obrigatório. As fileiras de casas de épocas e estilos diferentes refletidas na água é aquele cartão postal que a gente não se cansa de admirar.


Groentenmarkt 

Ao redor desta praça pequenininha e sempre animada a gente encontra produtos artesanais, especialidades locais e comércios com muita história que valem a visita.

Grootvleeshuis: Um mercado coberto do século XV transformado em um grande centro onde mais de 170 especialidades estão reunidas em um só lugar e também um restaurante. Fecha às segundas-feiras. https://www.grootvleeshuis.be/

Tierenteyn-Verlent: Para os apaixonados por mostarda como eu 😋 a casa Tierenteyn-Verlent será passagem obrigatória. Internacionalmente conhecida, a mostarda desta casa fundada em 1790 é feita com grãos de mostarda escura, é bem picante e sua textura é inimitável. Cuidado, ela é deliciosamente ardida !

A casa Tierenteyn-Verlent foi fundada em 1790 e ainda fabrica a famosa mostarda artesanalmente.


 Café 't Galgenhuis: Você conhece um bar que é menor que o seu terraço ? Vai conhecer agora 😀
Conhecido como o menor bar da cidade, o local tem uma longa história. De barraca de peixe a casa de tripas, passando por uma pousada no século 18, sempre houve atividade nesta casinha de esquina. Café tipico et café non-stop desde 1776, seu nome, no entanto, faz referência à uma outra função: é aqui que os condenados aguardavam a execução da sentença. Na parte de trás do bar se encontrava o "banco da vergonha" onde os criminosos eram expostos e a população tinha o direito de cuspir, xingar e tratá-los com outras amabilidades ! Vale lembrar que este era o tratamento para crimes sem gravidade ... 

Café 't Galgenhuis, conhecido como o menor bar de Gand.
Café 't Galgenhuis, conhecido como o menor bar de Gand

't Dreupelkot: bar especializado na aguardente local à base de zimbro (genièvre em francês), são mais de 200 sabores. Esta bebida tradicional ainda é muito popular na Holanda, na Bélgica e nas regiões francesas e alemãs próximas. A regulamentação da União Europeia especificam que apenas licores feitos nesses dois países, dois departamentos do norte da França e dois departamentos alemães podem usar o nome jenever / genever / genièvre.

Praça Sint-Jacobs e ruas adjacentes

A praça Bij Sint-Jacobs, em torno da Igreja Saint-Jacques, é o lugar imperdível para quem curte antiguidades e gastronomia. Além do mercado das pulgas que acontece nos finais de semana, o bairro tem muitas lojas de objetos usados, brechós e antiquários nas ruas adjacentes. Destaque para a Galeria St. John, uma capela transformada em galeria.

praça Bij Sint-Jacobs, muitas lojas de objetos usados, brechós e antiquários nas ruas adjacentes
Loja de objetos usados perto da praça Bij Sint-Jacobs
 
Templo da gastronomia

Outra transformação interessante. Uma capela do século 17 transformada em mercado coberto dedicado à gastronomia. O Holy Food Market reúne vários stands de especialidades diferentes, japonês, tailandês, russo ou italiano, comida para todos os gostos. 
📍 Holy Food Market - Beverhoutplein 15 http://holyfoodmarket.be/ 

Gruut, a cerveja fabricada sem lúpulo
Um pouco de história 😉 Na Idade Média, o rio Lys dividia a cidade de Gand em duas partes. Na margem direita, os fabricantes usavam ingredientes como o lúpulo e na margem esquerda, controlada pelos franceses, acrescentavam uma mistura de ervas chamada gruyt ou gruut. O lúpulo já era usado no século 13 como uma erva alternativa na fabricação de cerveja. Mas a cerveja da época, no entanto, obtinha seu sabor graças a esta mistura de ervas. Sua composição era diferente dependendo da região e apenas o senhor local conhecia o segredo.
A Brouwerij Gruut foi fundada em 2009 e a particularidade das suas cervejas está no fato de serem produzidas sem lúpulo, dai o nome da marca. Atualmente a cervejaria produz 5 variedades de cervejas que são facilmente encontradas nos bares da cidade. Mas quem tiver um tempinho pode visitar a fabrica, informações aqui.

Gruut, cervejas surpreendentes produzidas sem lúpulo.
Gruut, cervejas surpreendentes produzidas sem lúpulo.

Gand merece ser chamada de cidade luz

Gand é uma cidade super animada e conta com muitos festivais durante o ano. Entre todos os eventos gostaria de destacar o Festival das Luzes que acontece a cada três anos, no final do mês de janeiro. A cidade se ilumina com obras de artistas internacionais especializados em iluminações. As noites tornam-se o pano de fundo para um show surpreendente: instalações, performances e outros eventos luminosos. Um ótimo motivo para programar uma viagem a Gand no inverno ! Confira a agenda da cidade no site oficial do turismo.

Mas além do festival, Gand merece ser chamada de "cidade luz" o ano inteiro ! Em 1998 a prefeitura implantou um sistema especial de iluminação (do pôr do sol até meia-noite) que destaca a beleza arquitetônica da cidade e aumenta o sentimento de segurança dos notívagos. Este passeio noturno é uma experiência mágica ! Mapa em .pdf com a localização dos monumentos e instalações aqui.

 Algumas imagens do passeio noturno

Gravensteen / Castelo dos Condes de Flandres: atuêntico castelo medieval do século XII, Gand
Gravensteen / Castelo dos Condes de Flandres

Vista do Graslei, a margem direita do rio Lys, Gand
Vista do Graslei, margem direita do rio Lys - Casas de épocas e estilos diversos

Les oiseaux de Mr Maeterlinck - Uma instalação em homenagem ao escritor Maurice Maeterlinck, nobel de literatura 1911, que nasceu em Gand.
Les oiseaux de Mr Maeterlinck - Uma instalação em homenagem ao escritor Maurice Maeterlinck, nobel de literatura 1911, que nasceu em Gand.

Halle Municipale: arquitetura contemporânea meio aos prédios medievais, Gand
Halle Municipale | Prédio que acolhe exposições e espetáculos


Um passeio noturno em Gand é uma experiência mágica !
Um passeio noturno em Gand é uma experiência mágica !

Turismo Cervejeiro

Em Gand o que não faltam são lugares para se tomar boas cervejas, afinal, estamos na Bélgica ! Mas vou citar alguns bares e cervejarias que frequento e gosto. Já citei a cervejaria local Gruut com suas cervejas sem lúpulo.

Dos bares especializados em cerveja no estilo "old school", típicos da Bélgica, há dois incontornáveis na cidade e ficam bem perto um do outro.
O Dulle Griet, além da carta impressionante de cervejas (mais de 500) o lugar é bem conhecido por outro motivo: para se tomar uma MAX, cerveja da casa servida num super copo de 1,2 L é preciso deixar um pé do seu sapato numa cesta que é suspendida no teto como garantia ! Um método infalível para evitar o roubo dos famosos copos ! 
📍 Dulle Griet - Vrijdagmarkt 50 

Dulle Griet, um dos lugares para os amantes de cerveja
Dulle Griet, um dos lugares para os amantes de cerveja

O Trollekelder também é uma boa pedida para quem quer degustar boas cervejas num ambiente autêntico e tranquilo. A carta de cervejas também é bem grande e o atendimento bacana. Mesmo se você não sabe bem o que pedir eles vão te aconselhar.
📍Trollekelder - Bij Sint-Jacobs 17

O Pakhuis não é um bar mas tive a oportunidade de experimentar uma cerveja muito saborosa, a Principale, cerveja da casa deste restaurante delicioso situado no centro histórico da cidade. Ambiente industrial, acolha calorosa e produtos de qualidade excepcional. O Grupo possui desde 2008 a fazenda Le Devant, na França, onde são criados raças selecionadas de frangos de Bresse, porcos de Bayeux et cordeiros do Hampshire Down. Quando o restaurante tem uma filosofia a comida tem mais sabor ! https://www.pakhuis.be/en/
📍 Pakhuis - Schuurkenstraat 4

Brasserie Pakhuis, ambiente industrial, acolha calorosa e produtos de qualidade excepcional, Gand


Não posso deixar de terminar este post sem citar o bar mais antigo da cidade, o Café Den Turk. Aqui não é um lugar para especialistas mas para os amantes de lugares autênticos. Além de cervejas, claro, eles servem refeições leves e sempre com boa música 😉
📍 Café den Turk - Botermarkt 3