Pular para o conteúdo principal

Uma belíssima exposição: A Deauville de Robert Capa

Les Planches de Deauville © Laura Prospero
Les Planches de Deauville © Laura Prospero
Uma escapada até Deauville para uma belíssima exposição de fotografia ao ar livre: Le Deauville de Robert Capa
Enviado especial da revista americana Holiday Magazine, Robert Capa, um dos maiores correspondentes de guerra do século XX, fez uma reportagem em agosto de 1951 na estação balneária francesa.
Exposição  "Le Deauville de Robert Capa"  25/06 - 30/09/2011
Exposição  "Le Deauville de Robert Capa"  25/06 - 30/09/2011
A exposição mostra, 60 anos depois, fotos e textos deste homem genial. Além do trabalho magnífico como fotógrafo, Capa também mostra sua sensibilidade em seus textos, descrevendo com humor o quotidiano na inspiradora cidade e seus personagens. 
A reportagem foi publicada nos Estados Unidos em setembro de 1953, oito meses depois Capa morre na Indochina pisando em uma mina, ele tinha 40 anos.
Para quem quer conhecer um pouco mais sobre Robert Capa e seu trabalho, o livro Slight of Focus (no Brasil  Ligeiramente fora de Foco) é mais que recomendado.


Deauville © Laura Próspero

Deauville é internacionalmente conhecida por sua bela arquitetura normanda, seus hotéis luxuosos, as famosas "planches" e cabines na beira da praia (construídas em 1923 pelo arquiteto Charles Adda) e o Festival do Cinema Americano. E é claro pelo filme de Claude Lelouch Un Homme et une Femme de 1966, um clássico do cinema francês.
O que me atrai em Deauville e Trouville-sur-Mer (as duas cidades estão separadas somente por uma ponte) é o clima e a cor do céu que muda de um segundo para outro. Não é a toa que a Normandia inspirou tantos pintores, a luz é incomparável. 
A duas horas de Paris, a região é perfeita para uma escapada !