Pular para o conteúdo principal

Novas salas do Museu do Louvre: objetos de arte do século XVIII

Cabinet de l'appartement de l'hôtel Dangé (vers 1750) - Musée du Louvre © Laura Prospero
Cabinet de l'appartement de l'hôtel Dangé (vers 1750)

Fechadas desde 2005 para uma reestruturação completa, as novas salas do departamento das artes decorativas do século XVIII foram inauguradas em junho deste ano. Verdadeira viagem pela arte de viver à francesa, as coleções são apresentadas de maneira temática e cronológica:
  • 1660-1725 : reinado de Louis XIV et a Regência
  • 1725-1755 : estilo rocaille (rococó)
  • 1755-1790 : retorno ao classicismo e reinado de Louis XVI
As novas salas merecem ser visitadas com uma atenção especial, não somente pela diversidade dos objetos expostos (pinturas, porcelanas, móveis, painéis, tapeçarias, instrumentos científicos ...) mas também para apreciar os ambientes recriados.
A riqueza do acervo é imensa e, para aqueles que quiserem continuar a visita fora do museu, a compra do catálogo pode ser bem interessante. Uma belíssima publicação de qualidade com as principais obras expostas (somente 45€).

Entre muitas obras-primas, uma me impressionou muito: se trata da cúpula de Callet. Obra que foi feita para o Palais Bourbon, comprada por Goering durante a Segunda Guerra Mundial e que foi trazida de volta para a França graças a Rose Valland (personagem interpretado por Cate Blanchett no filme The Monuments Men). 
  
Quando admiramos a beleza desta obra como não pensar na proeza técnica e artística que foram necessárias para tal reconstituição ? Uma cúpula foi construída especialmente para a instalação das telas pintadas por Antoine François Callet em 1774 e que foram conservadas nas reservas do museu em vários pedaços.
Vejam algumas fotos no site de Ludovic Roudet mostrando algumas etapas da restauração,
é impressionante !

coupole d'Antoine François Callet - Musée du Louvre © Laura Prospero
coupole d'Antoine François Callet - Musée du Louvre © Laura Prospero

coupole d'Antoine François Callet - Musée du Louvre © Laura Prospero
coupole d'Antoine François Callet - Musée du Louvre © Laura Prospero

Musée du Louvre
Ala Sully - 1° andar