Pular para o conteúdo principal

Cathédrale Saint-Pierre de Beauvais: vertiginosa !

Cathédrale Saint-Pierre, Beauvais © Laura Prospero
Cathédrale Saint-Pierre, Beauvais
A fotografia acima mostra o exato momento em que, pela primeira vez, ergui os olhos dentro da Cathédrale Saint-Pierre: vertigem !
Apesar de ser um projeto inacabado (ou deveria dizer por ser um projeto inacabado) esta catedral impressiona pela suas dimensões e sua história movimentada.
Em 1225, o coro da igreja antiga ( que agora é chamada de Basse-Œuvre) é completamente destruído. Ao invés de reconstrui-lo, o bispo decide construir um novo edifício ... o maior e mais audacioso de toda a cristandade ! Assim começa a história da catedral que visitamos hoje.
Veja mais fotos AQUI.
E detalhe que faz a visita ainda mais interessante: os vestígios da catedral primitiva (chamada Basse-Œuvre) do século X foram conservados bem ao lado da catedral atual.
basse et haute-oeuvre, Beauvais
As duas catedrais lado a lado
Localizada a 60 km ao norte de Paris, acho que o lugar mais conhecido da cidade de Beauvais é o aeroporto rsrsrs 
Atualmente muitas pessoas chegam na região por voos low cost no aeroporto Beauvais-Tillé mas não visitam a cidade e partem diretamente para Paris.
Passando por lá não deixe de dar uma volta. Além da Cathédrale Saint-Pierre, a Église Saint-Etienne e o Musée de l'Oise são outros pontos interessantes.
Mais informações no site http://www.beauvaistourisme.fr/