Pular para o conteúdo principal

Cake: um bolo francês bem popular

Se a cozinha francesa é associada ao requinte e à sofisticação, e por esta razão é internacionalmente conhecida, não podemos esquecer as receitas extremamente populares que fazem o cotidiano da maior parte das pessoas. Uma delas é um bolo retangular que chamamos de cake salé (salgado) ou cake sucré (doce).
Simples e versátil, ele pode ser servido em praticamente todos os momentos da vida: como entrada ou prato principal com uma saladinha, prático em piqueniques e lanches e muito apreciado na hora do aperitivo (o sagrado apéro). Doce, salgado, com frutas, castanhas, queijos ou legumes, podemos soltar a criatividade sem medo !

Desde que comecei a estudar cerveja (sim, sou Sommelière de Cervejas) tenho testado várias receitas e claro, meus cakes agora não escapam :D

Cake à la bananae et à la bière - Bolo de banana com cerveja de trigo © Laura Próspero
cake à la bière © Laura Próspero
Hoje compartilho com vocês uma versão doce sem ovos, cake de banana, frutas secas e cerveja de trigo.

 Ingredientes  
  • 3 bananas maduras
  • 100g de açúcar mascavo
  • 200g de farinha de trigo
  • 5 colheres de sopa de óleo de coco
  • 1 colher de sopa rasa de fermento
  • 1 punhado de uvas passas / 1 punhado de ameixas pretas picadas
  • cerveja de trigo o suficiente para deixar as frutas secas de molho
 obs: Quando faço o cake com damasco e passas prefiro a cerveja alemã Weihenstephaner Vitus sem hesitação por suas notas condimentadas. Na receita acima optei pela cerveja brasileira Appia, uma cerveja de trigo com adição de mel.

 Como fazer 

Colocar as ameixas e passas um recipiente e cobrir com a cerveja por 1 hora pelo menos. Amassar as bananas e misturar bem com o açúcar. Acrescentar a farinha tamisada e misturar bem. Colocar as frutas, o óleo, o restante da cerveja onde ficaram as frutas e o fermento. Coloca em forma (forma retangular para bolo inglês) untada e enfarinhada e assar em forno 180° por 50/60 minutos.

Experimentem a receita, fica uma delicia !


À bientôt !