Pular para o conteúdo principal

Les Frigo: uma ilha de criatividade em Paris

Os depósitos frigoríficos Paris-Ivry eram compostos de grandes câmaras frias utilizadas para armazenar alimentos transportados por trem de 1919-1971. Abandonado, o local atraiu nos anos 70 atores, pintores e músicos, antes de se tornar um foco de atividade artística parisiense de avant-garde em 1985.
Hoje, cerca de 200 artistas têm seus ateliers no "frigo". Entre outros, alguns artistas famosos, como Paolo Calia, que foi assistente decorador de Fellini. Há ateliers de costura, teatro, pintura, fotografia, escultura, cerâmica, arquitetura, estúdios de gravação e até mesmo uma rádio.

Não se engane com os corredores pichados e o ambiente abandonado do local, ele ferve de inspiração e criatividade.
Este prédio é um OVNI neste lado do 13° distrito de Paris, que mudou completamente neste últimos anos, principalmente com a inauguração da nova BNF (Bibliothèque Nationale de France). Durante o ano todo há  exposições, encontros e espectáculos, mas os ateliers só podem ser visitados duas vezes por ano, na ocasião das portas abertas. 
Se você se interessa por arte contemporânea, visite o site e dê uma passeada pelos andares (étages) do Frigo. Clique em VISITE, escolha o nome do artista e em seguida "expo virtuelle". 
Aqui estao alguns links que eu curto: