Pular para o conteúdo principal

La Ruche: uma colméia de artistas

Desconhecido do público em geral, mas um lugar mítico para artistas de todo o mundo, La Ruche tornou-se o ponto de encontro de pintores e escultores que marcaram a história da arte do século XX.

Alfred Boucher
Este local nasceu da generosidade do escultor Alfred Boucher (1850-1934), que veio de uma família modesta e conseguiu, no final da sua carreira, fama e riqueza.
Após o término da Exposição Universal de 1900, Boucher adquire em leilão o antigo pavilhão dos vinhos de Bordeaux. Ele instala a "rotonde" (como é chamada a armação metálica realizada por Gustave Eiffel) num terreno comprado em 1895 e constrói dois andares. Boucher decide então que jovens artistas com poucos recursos poderão  beneficiar de ateliers e alojamentos com aluguéis modestos.
"Um local propício à meditação e à realização". Mais tarde foram construídos outros ateliers em volta da "Rotonde" de maneira desorganizada mas charmosa em volta dos jardins.

Inaugurado em 1902, o local foi batizado La Ruche (A Colméia). O nome vem do próprio Boucher, vendo os artistas zumbindo de criatividade e se agitando na cidade como numa imensa colméia ! 
 As jovens "abelhas" se chamavam Marc Chagall, Zadkine, Chaïm Soutine, Alexandre Archipenko, Fernand Léger, Amedeo Modigliani, Matisse, Rousseau ... Apollinaire e Blaise Cendrars, também viveram temporariamente.  
Quantas obras primas nasceram aqui !

Em péssimo estado desde os anos trinta, La Ruche foi salva da demolição  por um comitê de defesa apoiado por André Malraux. Hoje, tombada como monumento histórico, La Ruche ainda é ocupada por artistas e em plena atividade !
Ernest Pignon-Ernest , André Barelier, Alberto Alvarez-Rios , Philippe Lagautrière e também Jan Olsson são alguns dos ocupantes atuais da "colméia".
La Ruche não é mais aberta ao público, apenas os moradores tem acesso. Em ocasiões excepcionais algumas visitas em grupo são organizadas.

Vejam imagens raras de 1959 que mostram um pouco da atmosfera do lugar. 
No site oficial tem um vídeo bem legal para ver os ateliers e alguns artistas atuais, link abaixo.






Ateliers d’artistes La Ruche
2 passage Dantzig
75015 Paris