Museu da Arte e da Indústria de Roubaix © Laura Prospero |
Na cidade Roubaix, pequena cidade da metrópole de Lille existe uma piscina nada convencional. Inaugurada em 1932, ela foi por mais de 50 anos o único espaço de lazer para uma grande parte da população. Fechada por motivos de segurança em 1985 a piscina ganhou nova vida em 2001 quando foi transformada em museu, o Museu da Arte e da Indústria André Diligent.
A belíssima construção no mais puro estilo art déco já é uma obra de arte em si e vale a visita. Os imensos vitrais que simbolizam o sol criam uma atmosfera quente e acolhedora na grande galeria. Para completar o belo cenário, um fundo sonoro com o burburinho de crianças brincando na água vem de vez em quando nos lembrando o que foi este lugar.
O projeto de renovação realizado pelo arquiteto Paul Philippon é simplesmente fantástico (mesmo arquiteto responsável pelo projeto do Musée d'Orsay em Paris).
O acervo do museu é formado por coleções de artes aplicadas e artes plásticas formadas à partir do século XIX. Pinturas, esculturas, cerâmicas e uma coleção têxtil impressionante (do antigo Egito à época contemporânea). Grande parte das obras são apresentadas em volta da piscina e nas antigas cabines de banho, o que faz deste museu um lugar único.
Além da coleção permanente, a qualidade das exposições temporárias traz cada vez mais visitantes ao museu (vale destacar Picasso 2004/2005, Emile-Othon Friesz 2007, Degas Escultor 2010/2011, Paul Signac 2011, Retrospectiva Chagall 2012/2013).
Outra ótima surpresa é o restaurante/casa de chá instalado na antiga cantina da piscina. A Maison Méert é uma instituição, grande confeitaria de Lille fundada em 1761 é conhecida mundialmente por sua receita de gaufre à la vanille de Madagascar criada em 1849 (as preferidas do General De Gaulle). E se você está em Paris pode experimentar um dos doces da confeitaria no agitado bairro do Marais: 16, rue Elzévir 75003.
Musée La Piscine
23, rue de l'espérance 59100 ROUBAIX
http://www.roubaix-lapiscine.com/