Cabinet de l'appartement de l'hôtel Dangé (vers 1750) |
Fechadas desde 2005 para uma reestruturação completa, as novas salas do departamento das artes decorativas do século XVIII foram inauguradas em junho deste ano. Verdadeira viagem pela arte de viver à francesa, as coleções são apresentadas de maneira temática e cronológica:
- 1660-1725 : reinado de Louis XIV et a Regência
- 1725-1755 : estilo rocaille (rococó)
- 1755-1790 : retorno ao classicismo e reinado de Louis XVI
A riqueza do acervo é imensa e, para aqueles que quiserem continuar a visita fora do museu, a compra do catálogo pode ser bem interessante. Uma belíssima publicação de qualidade com as principais obras expostas (somente 45€).
Entre muitas obras-primas, uma me impressionou muito: se trata da cúpula de Callet. Obra que foi feita para o Palais Bourbon, comprada por Goering durante a Segunda Guerra Mundial e que foi trazida de volta para a França graças a Rose Valland (personagem interpretado por Cate Blanchett no filme The Monuments Men).
Quando admiramos a beleza desta obra como não pensar na proeza técnica e artística que foram necessárias para tal reconstituição ? Uma cúpula foi construída especialmente para a instalação das telas pintadas por Antoine François Callet em 1774 e que foram conservadas nas reservas do museu em vários pedaços.
Vejam algumas fotos no site de Ludovic Roudet mostrando algumas etapas da restauração, é impressionante !
coupole d'Antoine François Callet - Musée du Louvre © Laura Prospero |
coupole d'Antoine François Callet - Musée du Louvre © Laura Prospero |
Musée du Louvre
Ala Sully - 1° andar