A
Nuit Blanche é uma manifestação cultural dedicada à arte contemporânea que agita várias cidades do mundo durante uma noite inteira (Nuit Blanche é uma expressão que significa "passar a noite em claro"). Durante o evento são centenas de intervenções artísticas em museus, instituições culturais, parques e jardins.
A algumas semanas da Conferência das Partes da ONU sobre Mudanças Climáticas #COP21, o tema da Nuit Blanche parisiense que aconteceu neste final de semana foi, naturalmente, o clima e o futuro do nosso planeta.
 |
Minimum Monument, Néle Azevedo - Paris 2015 © Laura Prospero
|
Comecei minha "nuit blanche" deste ano participando do Minimum Monument, obra da artista plástica brasileira Néle Azevedo. Em suas intervenções urbanas milhares de pequenas esculturas em gelo são colocadas em espaços públicos. Aqui em Paris, a artista convidou os visitantes a colocar 3000 personagens nos degraus da escadaria da Igreja
Saint-Vincent de Paul.
 |
Minimum Monument, Néle Azevedo - Paris 2015 © Laura Prospero |
Poético e inquietante, este incrível projeto levanta questões fundamentais. Ele nos coloca diante da nossa própria fragilidade e efemeridade, mas também diante da nossa responsabilidade em relação ao futuro do planeta.