Pular para o conteúdo principal

Villa Cavrois: uma suntuosa residência Art Déco

Obra emblemática do arquiteto francês Robert Mallet-Stevens (1886-1945), a Villa Cavrois é visita obrigatória para quem está no norte da França. Situada no pequeno município de Croix, pertinho de Lille, esta suntuosa residência art déco foi realizada entre 1929 e 1932 para Paul Cavrois, importante empresário da industria têxtil, e sua família.


Requinte e Simplicidade

A riqueza do projeto impressiona pela modernidade tecnológica: aquecimento central, estufa para secagem de roupa, iluminação indireta, elevadores, sonorização, relógio elétrico embutido e telefonia em todos os cômodos. Mallet-Stevens também imaginou todo o mobiliário e decoração, cada cômodo foi planejado, mobiliado e adaptado para oferecer conforto para todos os nove membros da família mas também para os empregados da casa. No site há fotografias e informações com mil detalhes (em inglês e francês), vale dar uma conferida neste link !

Depois da morte de Madame Cavrois em 1986 o mobiliário foi disperso e a propriedade vendida a um promotor imobiliário que a deixou completamente abandonada. Em 2001, com o apoio da região, o estado adquiriu a casa e parte do terreno, conseguindo assim salvar a Villa Cavrois da destruição. O video abaixo mostra o minucioso trabalho de restauração e as informações essenciais sobre a residência !


Para mim é bem difícil descrever esta obra grandiosa, pois como aconteceu quando visitei a Villa Savoye de Le Corbusier, pela primeira vez, não me fixei nas informações técnicas mas sim no sentimento de liberdade que reina dentro e fora da casa. O talento de Mallet-Stevens e o incrível trabalho de restauração nos permite vivenciar a obra, nos emocionar imaginando os momentos felizes e trágicos que aconteceram ali.

Para preparar sua visita

Endereço: Villa Cavrois | 60 Avenue Kennedy 59170 Croix
Transportes:  somente 20 minutos do centro de Lille → tramway R direçao Roubaix, descer na estação Villa Cavrois + 10 minutos  à pé
Horários: de terça a domingo | 10h - 18h (também fecha 1° de janeiro, 1° de maio e 25/12)
http://www.villa-cavrois.fr/en/

Outro passeio imperdível na região é o museu La Piscine de Roubaix, com certeza um dos museus mais interessantes da França ! Veja porque neste post :)