Pular para o conteúdo principal

Kortrijk: uma cidade criativa

Modernidade e preservação do patrimônio histórico

Com um pouco mais de 75.000 habitantes, a pacata cidade de Kortrijk (Courtrai em francês) faz parte da Eurométropole Lille-Kortrijk-Tournai, a maior metrópole transfronteiriça da Europa. No total, 152 municípios franceses e belgas se uniram neste projeto de cooperação, sendo que Lille (França), Tournai (Valônia de língua francesa) e Kortrijk (Flandres de língua neerlandesa) são cidades centrais dentro desta área.

Situada na província belga da Flandres Ocidental, a cidade está no coração de uma antiga região de manufaturas têxteis, especializada até o século XV na tapeçaria e depois no linho. Abandonada durante a revolução industrial, mais voltada à metalurgia e ao carvão, Kortrijk sofreu uma crise profunda em sua atividade têxtil. A partir da década de 1990, a conversão para o setor terciário e a reabilitação dos bairros deteriorados deram  nova vida à cidade.

Teatro da cidade de Courtrai, Blélgica
Teatro de Kortrijk

A somente 40 minutos de Lille e por volta de uma hora de Bruxelas, Kortrijk é uma cidade muito agradável, com muita história e ótima gastronomia. Como a cidade é pequena, em um dia é possível fazer um passeio à pé super gostoso e desfrutar do que a cidade tem a oferecer. De um lado o centro histórico bem preservado e do outro uma área totalmente revitalizada, perfeita para um passeio tranquilo à beira do rio Lys!

 

Centro histórico


Begijnhof Sint-Elisabeth
Os beguinários (Begijnhof em neerlandês) apareceram no final do século XII sobretudo na Europa do Norte. Formados por um conjunto de casas, essas comunidades medievais acolhiam mulheres solteiras ou viúvas. Religiosas e ao mesmo tempo laicas, as beguinas viviam do próprio trabalho e com total autonomia pois não dependiam de nenhuma ordem religiosa.

O beguinário Sainte-Élisabeth de Courtrai (Begijnhof Sint-Elisabeth) foi fundado em 1238 e inscrito como Patrimônio Mundial da Unesco desde 1998.
Begijnhof Sint-Elisabeth, Kortrijk

O beguinário Sainte-Élisabeth de Kortrijk (Begijnhof Sint-Elisabeth) foi fundado em 1238 e inscrito como Patrimônio Mundial da Unesco desde 1998. Ele é formado por quarenta e uma casas, um jardim e uma capela.  A última beguina do mundo, Marcella Pattyn, viveu no beguinário de Kortrijk de 1960 a 2005. Ela morreu dormindo em 14 de abril de 2013, aos 93 anos de idade. 
Lugar lindo, um verdadeiro vilarejo dentro da cidade !

E para completar a visita, um café com vista para o jardim interno que serve muitas coisas gostosinhas 😋 🍰 ☕️🍻  quarta e quinta 11h - 18h | sexta e sábado 11h - 18h30
http://www.huisvandegrootjuffrouw.be/


O beguinário Sainte-Élisabeth de Courtrai (Begijnhof Sint-Elisabeth) foi fundado em 1238 e inscrito como Patrimônio Mundial da Unesco desde 1998.
Begijnhof Sint-Elisabeth, Kortrijk


📍 Begijnhofstraat 7h - 20h


Beffroi / Belfort
Situado na Grand Place, este campanário é o ultimo vestígio de um conjunto arquitetônico do século XIV. No topo se vê Mércurio, o deus do comércio e a torre é equipada de um carrilhão composto por 48 sinos. Inscrito na lista do Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1999.
📍 Grote Markt, 8500 Kortrijk

O campanário de Kortrijk, inscrito na lista do Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1999.
Campanário, Kortrijk

Igreja Nossa Senhora e a Capela dos Condes
A construção da Igreja de Nossa Senhora começou em 1199 por iniciativa do conde Baudouin IX. A igreja ficava no condado de Kortrijk, completamente murada, exceto por uma parte com vista para o Lys. Desta antiga igreja gótica, apenas a fachada oeste, a nave central e o transepto foram preservados. As torres datam do final do século XIII. Após a batalha de Westrozebeke em 1382, a igreja foi em grande parte destruída e reconstruída. Mais tarde, o interior foi convertido em estilo barroco.
Após a batalha das Esporas Douradas de 1302 - que ocorreu na planície vizinha de Groeninge - os flamengos penduraram 500 esporas douradas de cavaleiros franceses mortos em ação em agradecimento a Nossa Senhora. Os mercenários bretões os levaram com outros objetos preciosos, em 1382, após a batalha de Westrozebeke. Essas esporas foram então substituídas por cópias, que ainda estão presentes na igreja. A igreja Nossa Senhora abriga várias obras-primas, como a Crucificação de Antoon van Dyck.
Em 1370, o Conde Louis de Male construiu a Capela dos Condes (Gravenkapel). Abriga magníficos murais dos Condes de Flandres, bem como uma estátua de Santa Catarina.
📍 Deken Zegerplein 1, 8500 Kortrijk

Igreja de São Martinho (Sint-Maartenskerk)
Um lugar de culto já se encontrava desde o ano 650 no local onde foi construída a igreja atual. Mais tarde, foi erigida uma igreja românica, substituída na Idade Média por uma igreja gótica entre 1390 e 1466. A torre do sino, no estilo gótico de Brabante, data de 1439. Atingido por um raio em 1862, suas partes de madeira foram  completamente destruídas e restauradas nos anos seguintes. A parte superior contém um carrilhão de 49 sinos que tocam de hora em hora. O coro principal, os dois corredores laterais e a capela Santa Ana foram reconstruídos em estilo neo-gótico após o incêndio de 1862. Linda igreja !
📍 Sint-Maartenskerkstraat, 8500 Kortrijk

Igreja de São Martinho (Sint-Maartenskerk), Kortrijk
Detalhe do teto | Igreja de São Martinho (Sint-Maartenskerk), Kortrijk

Igreja de São Martinho (Sint-Maartenskerk), Kortrijk
Igreja de São Martinho (Sint-Maartenskerk), Kortrijk

Broeltorens
Últimos vestígios da arquitetura militar medieval da cidade, as torres Broel (Broeltorens) foram construídas em arenito e calcário. A torre sul, a Speytorre, foi construída em 1385 para controlar o tráfego no rio Lys. Também fazia parte da muralha do primeiro castelo do condado de Kortrijk. A torre norte, chamada Inghelburghtorre, é de 1415, ela serviu como depósito de armas. Jà a ponte Broel é de 1385, ela foi destruída e reconstruída várias vezes.
📍 Broelkaai, 8500 Kortrijk 


Torres Broel (Broeltorens), ûltimos vestígios da arquitetura militar medieval de Kortrijk
O que era uma área horrível de estacionamento para carros se transformou em um dos lugares mais agradáveis da cidade com muitos bares, restaurantes e escadarias para admirar as torres !

A cidade aposta no design e na criatividade 

O urbanismo da cidade combina arquitetura contemporânea com monumentos antigos e o resultado é incrível, Kortrijk soube soube se reinventar preservando o seu patrimônio histórico. A Fabrica Buda é o melhor exemplo, a antiga fábrica têxtil De Smet - De Jaegere foi transformada em um centro dedicado à criação artística. 

Um projeto gigantesco de revitalização das margens do rio Lys (Leie em nerlandês) transformou a cidade, hoje são vários parques interligados por pontes e áreas de lazer para a população. Destaque para o skatebowl de 850 m² realizado pela Team Pain, um dos maiores especialistas do mundo e o Buda Beach, um imenso espaço com areia e gramado, nos meses de verão se transforma em praia mesmo !
 

Buda Beach, um imenso espaço de lazer às margens do rio Lys, Kortijk
Buda Beach, um imenso espaço de lazer às margens do rio Lys, Kortijk

Buda Beach, um imenso espaço de lazer às margens do rio Lys, Kortijk
Passarela em S sobre o rio para pedestres e ciclistas, projeto de Ney et Partners - SumProject

Moeder Aader II é uma escultura gigante, obra da artsita belga Ann Deman
Moeder Aader II é uma escultura gigante, obra da artsita belga Ann Deman

Urbanismo: para tornar o rio Lys acessível aos barcos de grande porte foi necessário endireitar e expandir seu curso no centro da cidade.
Para tornar o rio Lys acessível aos barcos de grande porte foi necessário endireitar e expandir seu curso no centro da cidade. Hoje Kortrijk apresenta uma nova dinâmica, novas pontes, calçadas largas e ciclovias. Além do contato com a aguá que traz muita tranquilidade pra gente !

Texture | o museu do Lys e do linho, Kortrijk
Texture, o museu do Lys e do linho | Instalado em antigos depósitos e inaugurado em 2014, o museu evoca a indústria têxtil mas também o seu impacto na paisagem urbana e social na região de Flandres. https://www.texturekortrijk.be/

Outra particularidade é a importância do design para a promoção de Kortrijk. A cidade pode se orgulhar de fazer parte da Rede de Cidades Criativas da UNESCO, um programa que tem como objetivo promover a cooperação internacional entre cidades que investem na cultura e na criatividade como fatores de estímulo ao desenvolvimento sustentável. Ao longo do ano a cidade acolhe feiras e eventos ligados ao design que atrai um público internacional. Destaque para a Biennale Interieur que recebeu mais de 70 000 visitantes de mais de 50 países em sua ultima edição. Criada em 1968 a exposição vem ganhando fama, tornando-se um dos eventos importantes na Europa.


Turismo Cervejeiro

Claro que não poderia faltar algumas dicas para quem curte boas cervejas e lugares simpáticos !

Kaffe Damast
Coladinho ao museu Texture, esse café /restaurante é mais que agradável com um belo terraço para os dias de sol e com cervejas interessantes. Mas pude experimentar aqui uma cerveja local que não tinha visto em outros bares especializados, a Goedendag. A marca faz referência a um tipo de lança utilizada durante a Batalha das Esporas de Ouro. Quando, em 1302, o poderoso exército do rei da França Philippe le Bel foi vencido pelas milícias comunais flamengas, um fato histórico extremamente importante para a região de Flandres.
de terça a quinta 9h - 19h | sexta e sábado 9h - 22h | domingo 9h - 19h
📍 Noordstraat 28a, 8500 Kortrijk
http://www.kaffeedamast.be/

Gainsbar
Uma delícia de lugar que fica aberto desde o meio-dia, o que é raro por aqui. Tem um terraço em uma micro praça super charmosa situada no centro da cidade onde a maioria das ruas são para pedestres e ciclistas. Aqui nada de petiscos, somente cafés e ótimas cervejas !
de terça à sexta 12h - 01h | sábado e domingo 14h - 01h
📍 Vlasmarkt 1, 8500 Kortrijk

't Fonteintje: Idealmente situado quase em frente das torres Broel fica um dos bares mais antigos de Kortrijk.'t Fonteintje
Idealmente situado quase em frente das torres Broel fica um dos bares mais antigos da cidade. O 
lugar é animado e lotado nos finais de semana. Além de boas cervejas e uma vista linda, eles servem refeições leves. 
todos os dias 16h - 03h | fecha aos domingos


In de Wolken
Quem me segue no Instagram já conhece este bar, meu favorito em Kortrijk. Lugar super tranquilo, com música boa e o patrão é uma simpatia, experimentei várias cervejas locais fantásticas graças ao seu conselho. Poucas torneiras mas uma carta com cervejas escolhidas à dedo !
de quinta a sábado 16h - 00h | domingo 15h - 22h 
📍Begijnhofstraat 17, 8500 Kortrijk
 


📌 Para terminar, algumas cervejarias locais bacanas #DrinkLocal 😉

Brouwerij Toye

Brouwerij De Feniks

Brouwerij Omer Vander Ghinste 
Empresa familiar fundada em 1892, fabrica entre outras a Tripel Le Fort, eleita melhor triple do mundo em 2018 no World Beer Cup e World Beer Awards. Membro da associação Belgian Family Brewers.



Que tal um passeio acompanhado em Paris, Lille ou Courtrai com roteiro personalizado ? 

Clique agora e agende o seu.