Pular para o conteúdo principal

Jardin du Luxembourg, bem mais que um jardim !

Um dos lugares mais belos de Paris

O Jardin de Luxembourg representa o sonho da rainha Maria de Médicis (1573-1642) que, afastada do poder, deixou o Palácio do Louvre e adquiriu um terreno grande o bastante para construir uma mansão inspirada nos palácios florentinos e um parque que lembrava os jardins da sua Itália natal. Ela adquiriu em 1612 o palacete do Duque François de Luxembourg - o nome do jardim vem deste primeiro proprietário - e os 8 hectares adjacentes, assim nasceu um dos mais belos jardins de Paris.

A área atual da propriedade - cerca de 25 hectares - é aproximadamente do tamanho das aquisições de Marie de Médicis, mas sua configuração mudou completamente. Foi somente no fim do Segundo Império, com as obras de Haussmann, que o jardim se estabeleceu em seus limites atuais.

Palais du Luxembourg, Paris © Laura Próspero
Palais du Luxembourg, sede do Senado francês
 

 Atividades esportivas e para crianças

Muito frequentado pelos parisienses o Luxembourg oferece atividades para todas as idades. Os esportistas podem se encontrar para um jogo de tênis, petanca, basquete ou para uma corrida ao redor do parque. Os tabuleiros de xadrez disponibilizados a todos são emblemáticos do Jardim de Luxemburgo e várias gerações se encontram para jogar o ano todo. Sem falar nas atividades infantis: passeios de pônei, um verdadeiro teatro de marionetes com mais de 200 lugares, carrossel e os tradicionais veleiros para brincar no lago central !

Bateaux au Jardin du Luxembourg, Paris © Laura Próspero
Estes pequenos veleiros de aluguel encantam as crianças !
 



Crianças brincando no Jardin du Luxembourg © Laura Próspero
Crianças brincando nas folhas secas do outono - Jardin du Luxembourg



Artes e exposições

Além das atividades esportivas e de lazer, o Luxembourg abriga o magnífico Palais du Luxembourg, sede do Senado francês - uma boa oportunidade para visitar este palácio magnifico é durante a Journées européennes du patrimoine que acontece todo ano no terceiro final de semana de setembro.

O Musée du Luxembourg que abre para exposições temporárias que são sempre incríveis. E os amantes de fotografia devem ficar de olho nas grades externas do parque pois há exposições sempre muito legais por la! 
#dica Pegado ao museu tem uma filial do salão de chá Angelina que não tem o charme da sede localizada na rue de Rivoli mas os doces e o célebre chocolat chaud são deliciosos :)

Os apaixonados por arte e historia podem programar uma visita de maneira original pois são 106 estátuas espalhadas pelo parque, um verdadeiro museu a céu aberto ! E para ajuda-los o site do senado disponibilizou um mapa interativo online localização e informações - em francês - sobre as obras presentes no parque e separadas por tema:

Estátua da Liberdade - Obra do escultor francês Frédéric Auguste Bartholdi
Estátua da Liberdade - Obra do escultor francês Frédéric Auguste Bartholdi

#dica Veja onde encontrar outras réplicas da célebre estátua em Paris aqui

O Luxembourg também é um lugar propício para relaxar com vários recantos plenos de quietude sob belíssimas árvores, perfeito para uma pausa longe do alvoroço da cidade. Em dias de sol o parque lota e é até difícil achar uma das famosas cadeiras verdes livre, mas um conselho: não deixe de experimentar a cadeira inclinada ! Coloque uma destas cadeiras num lugar bem legal para admirar a vista e você vai ter uma maravilhosa lembrança de sua passagem por Paris !

 Vale lembrar que é proibido pisar na grama da maioria dos canteiros do parque, há somente um espaço onde é permitido usufruir do gramado e fazer piqueniques (rue Auguste Comte).

  • Para preparar sua visita um mapa do parque em PDF pode ser útil. Baixe aqui !
  • Para chegar: RER B / estação Luxembourg - Metrô linha 4 ou 10 / estação Odéon
  • Para os cervejeiros de plantão: na região do jardim há ótimos lugares para experimentar cervejas de qualidade. Confira aqui ;)  
Jardin du Luxembourg, Paris © Laura Próspero
"Esporte" preferido dos parisienses :D