Pular para o conteúdo principal

No alto da colina tem um pequeno paraíso !

Um dos lugares mais pitorescos de Paris

Paris é uma das cidades mais visitadas do mundo onde certos locais são literalmente inundados de gente enquanto outros, felizmente, são maravilhosamente ignorados. Um desses lugares é um micro bairro a 100 metros de altura, longe do alvoroço turístico. Pessoas de sorte, as que vivem  lá em cima :)

Bem menos conhecida do que a quase vizinha butte Montmatre ("butte" em francês significa pequena colina) com seu passado boêmio e artístico, a butte Bergeyre está situada bem pertinho do Parc des Buttes Chaumont, no 19e arrondissement.

Basilica do Sagrado Coraçao vista da Butte Bergeyre, Paris © Laura Próspero
Basílica do Sagrado Coração (Sacré-Coeur) vista do alto da Butte Bergeyre

Difícil imaginar que neste local houve uma pedreira de gipsita (mineral utilizado para fazer gesso) até meados do século XIX. Em 1909 foi a vez de um grande parque de atrações se instalar na "butte", o Folles Buttes. Houve também, do outro lado da colina, quadras de tênis e um estadio com 20.000 lugares que acolheu jogos de futebol durante as Olimpíadas de 1924. Quando o estadio foi demolido em 1926 foram criados lotes residenciais.

Cartão Postal Antigo - Entrada do parque de atrações "Folles Buttes"
A rua Priestley passou a se chamar avenue Maturin Moreau em 1912

Hoje, além de ter um jardin partagé (os jardins compartilhados são jardins em terrenos públicos cultivados por moradores do bairro, cada morador planta o que quer em sua parcela: flores, ervas aromáticas, legumes ou arvores frutíferas) há também um vinhedo cultivado pela Prefeitura de Paris. Numa superfície de 500 m² foram plantados 300 pés de muscat, chardonnay e de pinot noir entre figueiras, nespereiras, kiwis e lavandas.

Uma equipe especializada do departamento dos Parques e Jardins cuida das vinhas o ano todo, inclusive da colheita. O vinho fabricado é oferecido ao publico uma vez por ano na ocasião da Festa da Vinha e da uva, único dia em que o local é aberto à visitação.

Vinhas, Butte Bergeyre - Paris © Laura Próspero
Vinhas, Butte Bergeyre - Paris

Vinhas, Butte Bergeyre - Paris © Laura Próspero
Vinhas, Butte Bergeyre - Paris

76 Rue Georges Lardennois, 75019 Paris
Como chegar de metrô: estaçao Colonel Fabien / linha 2 ou estaçao Bolivar / linha 7bis.
***

Pequena historia pessoal. Tenho uma admiração sem fim pelo fotógrafo humanista Willy Ronis (1910 - 2009) que imortalizou momentos fantásticos em sua carreira, em especial em bairros populares de Paris. Um desses momentos está na foto abaixo, em uma das escadas que dão acesso à "butte Bergeyre". A obra deste fotógrafo parisiense é riquíssima, verdadeira mina de ouro para quem tem alma parisiense !

Willy Ronis - Avenue Simon Bolivar - 1950
Willy Ronis - Avenue Simon Bolivar - 1950
#PorPerto
  • Estando por estes lados da cidade, não deixe de admirar a Sede do Partido Comunista Francês, obra do arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer. Fica bem em frente da estação do metrô Colonel Fabien/Linha 2 http://espace-niemeyer.fr/ 
  • O Parc des Buttes Chaumont, um dos parques mais bacanas da cidade, fica do ladinho. Saiba mais aqui.